Saal Digital - Teste de produto

A Saal Digital é uma empresa Alemã de produção de produtos fotográficos.
Vi tanta publicidade no Instagram, tantos elogios e críticas positivas que pedi para fazer um teste do álbum digital.
As imagens que escolhi são de um ensaio fotográfico produzido num ambiente com pouca luz. No ecrã parece que as modelos sobressaem. Portanto, queria confirmar se conseguia o mesmo efeito na impressão.

O produto. Albúm digital XE (extra espesso) 19x19

Uma das minhas preocupações é a resistência do papel... No passado aconteceram incidentes. Nesse ponto cumpre as expectativa na perfeição. Devido à espessura (1,08mm) obviamente o número predefinido de páginas é muito inferior ao álbum digital normal (10 em vez de 26) o que obriga a uma seleção das imagens mais rigorosa.
Mas podemos adicionar páginas por um custo extra.
A empresa tem um leque variado de tamanhos de álbuns e formatos (vertical, horizontal e quadrado) com abertura de 180º e diferentes opções de acabamentos para a capa. O papel das páginas interiores pode ser brilhante ou mate. Eu escolhi brilhante.

Software Saal Design

A aplicação que permite a criação e encomenda dos produtos da Saal Digital está disponível para Windows e Mac e tem um interface user-friendly.
Usei o software e modelos da Saal para este teste mas notei um ponto menos positivo. Não é fácil centrar a imagem na página se quisermos “inventar”. A alternativa é fazer a diagramação no Photoshop ou InDesign.

Calibrar o monitor e perfis

Muito importante!! A Saal disponibiliza uma série de informações que ajudam a gerir corretamente as cores e inclusive perfis ICC para provas.
Não saltem esta parte :)

Detalhes

A capa contém texto com o nome do projeto. Letras brancas e fundo escuro. A Saal recomenda que utilize como mínimo uma letra com 14 pt. Eu utilizei 48 pt, não dava para enganar. A minha assinatura é um ficheiro PNG sobreposto à última imagem do álbum … ficou ótima.


O que gostei menos:

A Saal não coloca o logótipo nos produtos mas coloca um pequenino código de barras na contracapa e capa traseira. Temos que selecionar uma opção específica para retirar essa marca (com custo extra) e a marca é tão pequena que passa despercebida. Eu não a vi. E não me importava de pago para tirar.

O que achei espetacular:

- A rapidez. Entre a produção e transporte da Alemanha para Portugal passaram 6 dias úteis.
- A qualidade de impressão. Nota-se que a revelação fotoquímica é muito precisa.
- A abertura a 180º. Acabei por posicionar as modelos de forma a que os detalhes do rosto não ficassem na linha de corte mas a realidade é que na versão panorâmica mal se nota a separação das páginas.
- A embalagem. O álbum chegou perfeitamente acondicionado numa capa de papelão protegido com papel espuma. Diferente, e bem melhor, que as caixas de plástico usadas pelos outros fornecedores.

Em suma, vale a pena o investimento. Experimentem!






Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM FEED

@photodysseybymicaelavaz